Já que estaremos participando com nossos artistas da Art Shopping no Carrousel du Louvre , o evento de muito prestígio, em um ambiente de classe, o destino mais popular para todos os artistas:  Carrousel du Louvre, em Paris:- vamos falar aqui um pouco da Piramide do Louvre para você ficar sabendo que houve um tempo em que a pirâmide de vidro de pouco mais de 20 metros de altura foi duramente criticada.

Hoje ela pode ser considerada uma unanimidade: é raro encontrar alguém que não goste da Pirâmide do Louvre, um dos símbolos incontestáveis de Paris. As controvérsias em torno de sua construção chegaram até a tomar rumos políticos – os defensores do patrimônio acabaram apoiados pelos direitistas e os que eram favoráveis às audácias arquitetônicas pelos esquerdistas. Os mais conservadores alegavam que ela arruinaria a harmoniosa perspectiva entre o Louvre e o Arco do Triunfo, e que estilos arquitetônicos tão diferentes eram totalmente incompatíveis.

Para acirrar a discussão, surgiu até uma lenda urbana que dizia que a pirâmide havia sido construída propositalmente com 666 placas de vidro – número que para os mais religiosos, nunca indicou boa coisa. Na verdade, nem de forma proposital, nem por obra do acaso: a pirâmide do Louvre é formada por 603 losangos e 70 triângulos de vidro.

Mas entre críticas, mitos e controvérsias, ela foi inaugurada no dia 30 de março de 1989 na cour Napoléon do Musée du Louvre. Vinte anos mais tarde, a criação do arquiteto sino-americano Ieoh Ming Pei é um dos lugares mais visitados de Paris. O Louvre passou dos 3 milhões de visitantes anuais de 1989 para os  8,1 milhões de visitantes em 2017, um aumento de 10,1 % em relação à quantia de 2016, afetada devido os incidentes e ameaças de terrorismo na França nos anos anteriores. Depois da Vênus de Milo e da Mona Lisa, a pirâmide do Louvre ocupa o terceiro lugar no ranking das obras mais apreciadas pelos visitantes do maior museu do mundo.

 

Pyramide Inversée du Louvre

Já a Pyramide Inversée du Louvre (Pirâmide Invertida do Louvre) que complementa a obra, fica no Carrousel du Louvre e tem ao todo 84 losangos e 28 triângulos. Quem viu o filme O Código Da Vinci deve se lembrar da cena final em que o personagem Robert Langdon aparece de pé sobre a base da pirâmide invertida. Na verdade a base dessa pirâmide não é acessível às pessoas, já que ela é muito bem cercada por arbustos no centro da Place du Carrousel – uma rotatória inacessível aos pedestres.

Em novembro de 2017 foi inaugurada a primeira filial do Museu do Louvre, em Abu Dhabi. Segundo informações, o museu emprestará obras e organizará exposições temporárias em troca de um bilhão de euros. Do total, 400 milhões correspondem ao pagamento pelo direito de usar o nome Louvre.

Art Shopping no Carrousel du Louvre é confirmado como um dos mais importantes eventos do mercado europeu de arte, com mais de um terço das obras vendidas entre os expositores presentes na feira.