Cultuada pelos maiores designers, a cadeira é homenageada pela Anjos Art Gallery, que reúne em local privilegiado de São Paulo cerca de 15 cadeiras imaginadas e modificadas por artistas da galeria, acompanhadas de telas que as complementam , para o deleite e a reflexão do público.

COMO É A SUA CADEIRA ?

Desde tempos imemoriais, a cadeira é o item do mobiliário que mais tem recebido a atenção dos designers.

A sinuosidade do encosto harmonizando com a dobradura das pernas e eventuais braços, além do ângulo do assento. As exigências da ergonomia por trás de toda uma trama de proporções. O chamado irresistível das correntes artísticas e estéticas, o apelo da experimentação e o desafio da aplicação de novos materiais.

Cores e brilhos, a ruptura de padrões e a construção de combinações inusitadas. Uma viagem em meio ao universo de características e detalhes que refletem a consciência, as necessidades e o estilo de vida de toda uma era.

Razão de existir de dezenas de publicações, símbolo de poder real e espiritual, rústica ou improvisada, figura de linguagem, figura fácil, frequentadora de festas e cultos.

A literatura dedicada ao assunto diz que a cadeira foi inventada no Egito Antigo, há cerca de 3000 anos a.C. Inicialmente eram bancos e só mais tarde apareceram as cadeiras no formato mais clássico, com encosto que dão suporte à coluna. O nascimento e um longo percurso de vida da cadeira como ela é estão intimamente associados a uma ideia de status e poder.

No Egito, seu uso era restrito aos soberanos. Feitas de ébano e cedro, e muitas vezes revestidas em ouro e marfim, elas eram verdadeiras obras de arte. Formatos de animais inspiravam suas molduras. Muitas cadeiras da época – encontradas em estados distintos de conservação – trazem os apoios esculpidos como pernas que terminam nas garras de leões ou touros.

Na Idade Média, as cadeiras passaram a ser artigos de luxo da nobreza, com construções e armações diversas. Não é por acaso que a palavra cadeira vem do Grego, káthedra (local de assento) e do Latim cathedra (cadeira de braços), um assento especial que se destinava ao uso de autoridades, professores e, mais tarde, às figuras mais altas das ordens eclesiásticas.

A cadeira foi se tornando cada vez mais necessária à medida que os homens se dedicavam mais aos estudos, leituras ou ao progresso intelectual, em geral. Tanto, que o governo da época interviu com ações políticas e econômicas para que o uso do assento se democratizasse em todo mundo. O ponto alto das mudanças foi a Revolução Industrial, ao fim do século XIX, que fez as peças únicas darem lugar à produção em série. E com isso criou-se um novo atributo aos assentos: a funcionalidade.

Os detalhes e adornos exagerados das peças artesanais foram substituídos pelo minimalismo, cuja equação “forma e função” começou a orientar a produção. No século XX, a tecnologia passou a ser importante na produção de cadeiras e o metal foi introduzido.

Cultuada pelos maiores designers, a cadeira é homenageada pela Anjos Art Gallery, que reúne em local privilegiado de São Paulo, cerca de 30 cadeiras imaginadas e modificadas por artistas da referida galeria, acompanhadas de telas que as complementam, para o deleite e a reflexão do público.

A mostra acontece em 24 de novembro a partir das 19 horas no Espaço Pacaembu 1849 em São Paulo.

Fontes bibliográficas : 1000 Chairs – Ed. Taschen  MOVETO e WIKIPEDIA

Espaço Pacaembu 1849 

Mensagem da curadora Maria dos Anjos Oliveira:

Caros artistas
Espero que todos estejam bem e felizes.
Agradeço sinceramente a todos os artistas que atenderam ao chamado para participar do projeto das cadeiras e passo a informar a nova data e local da abertura.
Informo ainda, que por motivo de segurança, tivemos que mudar o endereço , mas que será igualmente uma mostra bem cuidada e muito concorrida.
Pedimos e agradecemos mais uma vez a compreensão de todos os artistas envolvidos.

Entrega das obras:
Aos artistas de S. Paulo-Capital – As obras devem ser entregues (dia 23 de Novembro das 10 às 18 horas)  no endereço do Espaço Pacaembu  à  Av. Pacaembu, 1849

Os artistas do interior e outros Estados, devem enviar para nosso escritório, sito a Rua Teodoro Ramos 292 Pacaembu —S. Paulo  CEP: 01250-020  São Paulo S.P.

Projeto : Como é sua cadeira ?

Abertura: dia 24 de Novembro a partir das 19 horas.
Local: Espaço Pacaembu 1849      —–     Endereço: Av. Pacaembu n. 1849
Realização : Anjos Art Studio      Fone: 11  996039097

Muito obrigado a todos
Sinceramente
Maria dos Anjos Oliveira  (Anjos Art Studio)

 

 

Espaço Pacaembu 1849  – “Showroom de  produtos que atendem aos profissionais de Arquitetura, Design, Decoração, em seus projetos e as necessidades do cliente final, cobrindo todos os segmentos desde obra até a finalização dos mesmos com obras de Arte e objetos de Decor! ” https://www.facebook.com/Pacaembu1849/